15/07/2020

Assinatura Digital

A digitalização de documentos e assinatura digital promovem agilidade e segurança ao dia a dia. E esse processo simples substitui remessa de documentos, reconhecimento de firmas, coleta presencial de assinaturas, além de toda a gestão de documentos físicos, simplificando os processos e diminuindo a burocracia.

Dito tudo isso, temos duas dicas para que você possa assinar documentos de forma digital:

1 - Portal de Assinaturas Certisign que é uma plataforma digital que permite o upload de contratos e documentos digitais para assinatura. As partes interessadas podem assinar de qualquer lugar e o documento fica armazenado na nuvem.

2 – Através do leitor de documentos PDF, Adobe Acrobat Reader, que proporciona o intercâmbio de documentos eletrônicos, viabiliza a digitalização de informações com confiança no mundo digital. Veja como é simples.

Mas afinal, você sabe o que é assinatura digital?

Ela equivale a uma assinatura de próprio punho, só que no mundo virtual e possibilita assinar documentos eletrônicos com validade jurídica, economizando tempo, papel e dinheiro. Mas para assinar um documento digitalmente com valor legal, é preciso ter um Certificado Digital ICP-Brasil, assegurado pela legislação, MP 2.200-2/01. Trata-se da identidade eletrônica da pessoa física ou jurídica, que identifica e gera a assinatura digital do seu titular. É possível assinar documentos utilizando Certificados de pessoa física e-CPF ou pessoa jurídica e-CNPJ.

Além de toda a segurança envolvida na assinatura digital, existe uma forma de verificar a autenticidade das assinaturas com o Verificador de Conformidade do Padrão de Assinatura Digital ICP-Brasil que é um serviço gratuito disponibilizado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação - ITI. 


Fontes: https://www.iti.gov.br/