18 de Outubro, dia do médico e médica
Diante de uma pandemia em que o mundo inteiro está lutando contra um único inimigo chamado Covid-19, os profissionais da área da saúde estão se tornando verdadeiros heróis. O sistema de saúde não depende somente de médicos, existem outras pessoas envolvidas tão essenciais quanto eles, mas pelo dia de hoje, os holofotes serão direcionados para os médicos e médicas.
Desde que iniciaram suas atividades cuidando da saúde das pessoas, os médicos merecem uma homenagem, por dedicarem suas vidas para melhorar e preservar a vida de outros. E em meio a pandemia enfrentada, essa reverência se faz ainda mais significativa, pois esses profissionais se tornaram ainda mais importantes e necessários na sociedade.
Tendo em vista a importância dessa classe e da continuidade das consultas médicas, mesmo com o distanciamento social, o Ministério da Saúde aprovou por meio da Portaria nº 467/ 20, o uso da Telemedicina. E em caráter excepcional e temporário, com o objetivo de regulamentar e operacionalizar as medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública.
Aliado a isto, surgiu o projeto Prescrição Eletrônica, fruto de ações conjuntas do Conselho Federal de Medicina (CFM) com o Conselho Federal de Farmácia (CFF) e Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). Que viabiliza o trâmite de documentos digitais seguros, tais como prescrições e atestados médicos para fins laborais, quando validados por Certificado Digital.
Contudo, é bom ver que a tecnologia está servindo de apoio para que os médicos possam seguir desempenhando suas atividades. E esses profissionais são tão dignos de toda consagração e agradecimento, principalmente neste 18 de outubro, de um ano que será marcado por uma das piores crises sanitárias e sem esta profissão não haveria esperança.
Fonte: https://portal.cfm.org.br/