Certisign lança plataforma para assinatura digital de receitas médicas
Não é de hoje que a rotina dos brasileiros está cada vez mais digitalizada. Existem várias possibilidades de acesso a serviços que podem ser realizados sem sair de casa, ao toque de uma tela. E neste momento de isolamento social por causa do Coronavírus, cada oportunidade gerada, que proporcione melhores condições para manter as pessoas em casa, pode tornar esse período de crise menos prejudicial.
A consulta médica, por exemplo, agora pode ser online. O paciente de um lado da tela e o médico do outro em uma conversa reservada, conforme aprovado pela Lei nº 13.989/2020 e pela Portaria da Telemedicina, editada pelo Ministério da Saúde.
Com isso, a Certisign, a maior Autoridade Certificadora do Brasil, diante da pandemia Coronavírus e ciente do seu papel social, desenvolveu uma plataforma para a assinatura digital à distância de receitas médicas nos padrões permitidos para a prática da Telemedicina, recém-aprovada. O Portal Receita Médica pode ser usado por todos os profissionais de saúde, gratuitamente e de forma ilimitada, durante a pandemia Covid-19 por meio da utilização do Certificado Digital ICP-Brasil.
Desenvolvido com o intuito de auxiliar os médicos na realização de consultas por meios virtuais, o Portal permite a tramitação, do início ao fim, de receitas médicas em conformidade com a legislação vigente. Para utilizá-lo gratuitamente o médico precisa apenas acessar o Portal Receita Médica, submeter o documento ou elaborá-lo na própria plataforma e assinar usando o seu Certificado Digital ICP-Brasil e enviar ao paciente.
De acordo com a Lei nº 13.989/2020, que legaliza a prática do atendimento à distância, o médico deverá, impreterivelmente, assinar receitas e atestados por meio do Certificado Digital ICP-Brasil, único documento capaz de garantir autenticidade e validade jurídica no meio virtual.
Depois que o médico assina a receita no Portal, o documento pode ser enviado diretamente ao e-mail do paciente ou, ainda, o profissional de saúde pode salvar o arquivo e enviá-lo por meio de aplicativos de mensagens instantâneas. Da mesma forma que a prescrição médica pode ser enviada em formato digital por e-mail e até por aplicativo de mensagem ao paciente, este pode encaminhar o documento à farmácia para a compra do medicamento com o seu recebimento em casa.